Atenção:

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de novas Atualizações, Tutoriais, Vídeo Aulas e ajude a divulgar O NOSSO C.P.B.

Clique em Curtir ao lado - Obrigado.

Fazer o Windows 32bits/X86 reconhecer mais de 3GB de memória

Link Corrigido: 05/10/2012

Olá pessoal, está dica é muito interessante e pouco vista na net (que realmente funcione), se você tem o Windows 32bits e quer ter mais memoria, mas não quer formatar. Se você comprou o Windows (na versão 86x) para sua máquina e agora tem outra mais potente, com mais memória, precisa formatar e não quer comprar outra versão do Windows, aqui lhe trago a solução, rápida e fácil.

Numa rápida explicação: O Windows 32bits não reconhece mais de 3GB (mais precisamente 3,25GB) pela arquitetura da memória de cada versão.


Obs.: 32Bits = x86 e 64bits = x64. A versão 32Bits reconhece até 3,25GB já a versão 64Bits reconhece até 128GB.

Na versão 32bits, seria como se você pegasse um copo plástico que coubesse 100ml de água e tentasse colocar 200ml dentro dele, isso se tornaria impossível, só caberia (no caso ‘reconheceria’) os 100ml.


Já na de 64bits, seria como um bexiga, que de um tamanho pequeno consegue armazenar muita água, pela sua estrutura elástica, até certo ponto logicamente.

Assim acontece no Sistema operacional da Microsoft, pela arquitetura em que elas foram feitas há uma grande diferença na capacidade e velocidade entre elas.

Na tabela seguinte, os recursos máximos aumentados dos computadores baseados em versões de 64 bits do Windows e do processador Intel de 64 bits são comparados com os recursos máximos de 32 bits existentes.




Componente da arquitetura
Windows de 64 bits
Windows de 32 bits
Memória virtual
16 terabytes
4 GB
Tamanho do arquivo de paginação
512 terabytes
16 terabytes
Hiperespaço
8 GB
4 MB
Bloco paginado
128 GB
470 MB
Memória de sistema
128 GB
256 MB
Cache do sistema
1 terabyte
1 GB
PTEs de sistema
128 GB
660 MB

Fonte: http://support.microsoft.com/kb/294418/pt-br

Que diferença não?

Voltando ao proposito deste tutorial, e já colocando a mão na massa, primeiramente você vai precisar de algumas ferramentas, leves, mas necessárias.


Antes de fazer o download, desative seu ante vírus, pois alguns dos arquivos dentro do download irão modificar arquivos dentro da pasta ‘Windows’, baixe o arquivo, descompacte-o para uma pasta de sua preferência e sega as instruções a seguir:

Obs. 2: Quando for abrir cada arquivo citado no tutorial deve-se abri-lo como Administrador, para que não ocorram erros, em relação à permissão de modificação de arquivos. Para isso clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e selecione “Executar como Administrador”. Mesmo que você tenha um usuário com permissões de administrador, essa ação é necessária.

1- Execute o arquivo “ReadyFor4GB.execomo administrador. Logo na sua interface inicial, clique em “Check”, após isso o programa vai dar uma ‘travadinha’, aguarde o programa destravar e clique em “Apply”, quando você fizer isso ira aparecer uma mensagem perguntando se você tem certeza que quer corriguir/modificar o arquivo ntkrnlpa.exe (Are you sure to patch file ntkrnlpa.exe?), clique me SIM. Aparecerá outra mensagem, clique em “OK”. Feixe o ReadyFor4GB.

2- Execute como administrador o arquivo “AddBootMenu.cmd”, pressione “Y” e depois “Enter”, aguarde o final do script (aparecerá 6 vezes: A operação foi concluída com êxito). Pressione “Enter” para fechar o script.

3- Execute como Administrador o arquivo “RemoveWatermarkX86.exe”, quando o abrir pressione “Y” para aceitar e executar o script, aguarde um pouco, quando aparecer a mensagem: “Press Enter to exit.” Pressione “Enter” para fechar a janela.
Reinicie o computador.

4- Quando o computador estiver iniciando, ira aparecer um Dual Boot, como se estivesse instalado dois sistemas operacionais (só há um SO instalado, mas dois Boots com configurações diferentes para ele).

O “Windows 7” com as configurações normais, que reconhece apenas 3GB de memória.
E o “Microsoft Windows [versão ‘tal’] [128GB with ntkr128g.exe]" já configurado para reconhecer quanta memoria estiver instalada na sua máquina. Selecione-a e dê “Enter”.

5- Quando o Windows iniciar não mecha em nada, abra a pasta onde estão os arquivos e execute novamente “RemoveWatermarkX86.exe” (como administrador), agora pressione “R” para “reconstruir o Cache MUI” (Tecnologia Multilingual User Interface) do SO, aguarde o fim do Script, quando aparecer a mensagem: Press Enter to Exit. Pressione “Enter” para sair do programa. 


Reinicie o computador.

Em muitos casos depois dessa ultima etapa o Dual Boot ainda fica ativado, para corrigir isso:

Com o Windows já reiniciado, vá ao menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse em cima de “Computador” e vá em “Propriedades”. Na janela que apareceu vá em “Configurações avançadas do sistema”, na próxima janela, vá à aba “Avançado” e clique em “Configurações” no quadro “Inicialização e Recuperação”, agora simplesmente desmarque a caixinha “Tempo para exibir lista de sistemas operacionais:”, clique em “OK” depois “OK” e reinicie o computador.

Pronto, quando iniciar o computador o sistema Kernel que gerencia a memoria utilizável do SO reconhecerá toda a memoria que está instalada na Placa Mãe, assim você desfrutará integralmente de seu PC.


             Vídeo Aula            







É isso pessoal, espero ter ajudado muita gente, se gostou ou ajudei AGRADEÇA nos comentários e/ou compartilhe NOSSO site pelas redes sociais. Abraço e até a próxima.

55 comentários:

  1. Fiz o procedimento correto mas no boot "Microsoft Windows [versão ‘tal’] [128GB with ntkr128g.exe]" aparece a tela iniciando Windows mas não inicia fica na tela até reiniciar. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Estou com Win 7 Ultimate, Grato.

    ResponderExcluir
  2. Wendel, seu sistema é de 32Bits?
    Você fez os processos na sequencia correta?
    Executou todos como administrador, como diz o tutorial?
    Algum processo deu erro?

    Se as resposta forem (ou almenos uma for): Não, Não, Não e Sim. Ou não poderá usar do tutorial (se a primeira resposta for Não, ou terá que tentar fazer corretamente se as ultimas respostas forem Não, Não e Sim.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  3. Luis,as respostas são: Sim, Sim, Sim, Não. Fiz tudo certo será que pode ser algum conflito na placa de video? antes dele reiniciar a tela fica riscada e logo reinicia.

    ResponderExcluir
  4. E caso eu queira retirar esse processo do meu computador???
    Voltar ao que era antes? Como faço?

    ResponderExcluir
  5. max gueri gueri, no finalzinho do tutorial tem falando como configurar o Dual Boot, em "Inicialização e Recuperação" selecione o Boot normal de seu computador (não o ""Microsoft Windows [versão ‘tal’] [128GB with ntkr128g.exe"").

    Dê OK, OK e reinicie. Pronto.

    ResponderExcluir
  6. tbm executei tudo conforme os passos do site e a tela fica preta quando inicio pelo [128GB with ntkr128g.exe] alguém já passou por isso e conseguiu resolver ????

    ResponderExcluir
  7. fiquei doido para aumentar a memória, mas, o link ta quebrado ...valeu!

    ResponderExcluir
  8. Oi gostaria de testas mas o link pra baixar o programa ta quebrado, arruma por favor

    ResponderExcluir
  9. É super interessante a forma descrita. Imprimi as dicas, mas o dowload link está quebrado, não funciona. tem como corresponeder comigo ?
    obrigado

    ResponderExcluir
  10. Aff, link quebrado, não tah funcionando !

    ResponderExcluir
  11. Fiz todo o procedimento mas quando reinicio que seleciono o modo que libera a memoria o windows nao Inicia fica preta a tela

    ResponderExcluir
  12. Qual sistema operacional você usa?

    Descreva melhor seu problema.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, fiz o procedimento todo como descrito no topico, e meu windows ate reconhece os 4gb mas com poucos minutos de uso ele trava e da tela azul, o que poderia estar acontecendo, falha no procedimento ou bug do windows

    Meu equipamento,
    Notebook acer aspire 4732z
    Windows 7 SP1 (Ultimate)
    4GB DDR2 (2x2Gb)

    ResponderExcluir
  14. Kalil Abdelnor, esse problema pode ser por alguma fala na execução que o próprio programa fez.

    Tela azul, geralmente é algum erro de execução na memoria. Isso pode ter ocorrido tanto pelo programa que usamos no tutorial, como, algum programa que é executado automaticamente na memoria de seu PC e esta dando incompatibilidade com o processo do Kernel (do tutorial acima).

    Recomendo ver se existe esse programa sendo executado automaticamente, se não, faça todos os processos do tutorial novamente.

    Qualquer duvida é só falar. Até mais.

    ResponderExcluir
  15. Ow cara obrigado deu tudo certo vlw mesmo!!

    ResponderExcluir
  16. Não sei como tem gente ai que diz que correu mal, fiz ontem em W7 ultimate e deu tudo certinho, ao tempo que procurava isto, o Pc deu um pulo pura e simplesmente. Obrigado cara valeu ai.. abraços aqui de Portugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SACATOROS, obrigado e um grande abraço do C.P.B. pra galera de Portugal que esta sempre ligada aqui.

      Até mais.

      Excluir
  17. eu tenho os dois windows 7(64-32)tenho 6gb ram,
    eu uso 64 desfrutar total de ram,teria alguma vantagem eu desinstalar 64,e instalar 32 e fz esse procedimento?
    a vantagem seria a compatibilidade de alguns programas,mais alguma coisa alem diss?
    tipo mais rapido que 64...
    funcionara no windows 8 32?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Clebão', se seu computador tiver uma configuração boa (placa mãe, memória, processador, etc) não aconselho usar o Windows de 64 bits, pois cada componente desse tem uma resposta diferente em cada versão do Windows (32//64 bits), principalmente processador.

      A versão 64 bits é bem mais rápida que a de 32 bits, quando usada em um PC bom, que suporte essa versão.

      Se seu PC não é lá essas coisas, recomendo o Windows 32 bits. Em relação a compatibilidade a versão 32 bits tem maior compatibilidade, principalmente em pequenos programas e alguns jogos.

      Espero ter ajudado. Qualquer duvida pergunte. Abraço.

      Excluir
  18. Olá amigo, tenho o windows7 ultimate com 32 bits e fiz todo seu procedimento após instalar o windows 7 e todos os drivers. O computador esta funcionando beleza quando inicio pelo boot windows 7, mas quando faço o seu procedimento, após o passo 3 não reinicia, somente se eu entrar em modo de segurança e desativar o driver de vídeo, seria uma incompatibilidade do vídeo ? Com esse procedimento os drivers que tenho que usar é para 32 ou 64 bits ? Quando instalo o driver nao reinicia ... mas quando desabilito o driver do video ele funciona com os 8 gb perfeito conforme seu tutorial... sabe como me ajudar ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pelo que sei o Drive de Vídeo pouco interfere no procedimento acima, pois meche-se apenas o Gerenciamento de Memória do SO e no arquivo de Boot. Dai, depende da suas configurações de componente que podem dar incompatibilidade com o tutorial.

      Uma dica, atualize todos os Drivers, principalmente o de vídeo. Caso já tenha todos os atualizados ou atualizou e o problema continue, temo que esse tutorial não se aplique em seu computador. Também não é viável usar os 8GB de memória sem o drive de vídeo.

      Ou simplesmente instale a versão 64 bits do windows, caso seu PC suporte.

      Espero ter ajudado, abraço.

      Excluir
    2. Comigo aconteceu o mesmo...fiz todos os passos do tutorial, qdo inicializa fica na tela preta logo depois q aparece o logo do windows, tendo q desligar o note... mas qdo entra no modo de segurança ou qdo desabilita a placa de video, entra normal... o meu windows é o 7 ultimate 32 bits

      Excluir
    3. Rodrigo, use da resposta que dei ao usuário Anônimo (30 outubro, 2012 12:19). Abraço.

      Excluir
  19. Desculpe mas comigo não funcionou, fiz do jeitinho que explicou no tutorial escrito e na video aula...mas mesmo assim não deu certo...Abriu o windows mas depois de 10 segundos mechendo da erro de memória e reinicia de novo... meu windows é o windows 7 home basic, será que isso influência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim, o Home Basic é a versão (comercializada) com a maior quantidade de bloqueios, ou seja, você não pode configurar praticamente nada nele. Isso pode estar impedindo algo no Tutorial depois que tudo deu certo ou até mesmo quando você o estava fazendo (erro não aparente).

      Provavelmente não iras conseguir com essa versão do Windows, tente instalar uma versão mais completa, iras encontrar facilmente na web, opa, tenho ele aqui no site, segue o link:

      http://www.cheatspcbrasil.com/2011/02/windows-7-todas-as-versoes-mais.html

      Ou simplesmente instale a versão 64 bits do windows, caso seu PC suporte.

      PS.: Sou contra a pirataria, mas também sou contra os preços e impostos abusivos.

      Abraço.

      Excluir
  20. Olá, funcionou de primeira! muito obrigado pela informação é bom lembrar que o antivirus deve ser desabilitado e executado como administrador e só correr para o abraço! Euripedes

    ResponderExcluir
  21. Cara deu tudo certinho, funciona legal! Mas eu tenho 6 gb de ram, só reconheceu 4,75 mas fora isso esta bom... só que o meu maior problema é a internet que não funciona de forma alguma! Eu uso win 7 starter 32 bits, fiz o procedimento primeiro em uma maquina virtual pra depois instalar na minha maquina mesmo! Neste "novo" windows, a internet só funciona quando estou na maquina virtual, mas quando estou na minha ela não funciona! Sera que vc pode me ajudar? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kin, sua resposta esta na resposta que dei a "administrador" (30 outubro, 2012), ela serve para a versão Home Basic e a Starter (talvez a Home também).

      Segue a resposta:

      "Talvez sim, o Home Basic é a versão (comercializada) com a maior quantidade de bloqueios, ou seja, você não pode configurar praticamente nada nele. Isso pode estar impedindo algo no Tutorial depois que tudo deu certo ou até mesmo quando você o estava fazendo (erro não aparente).

      Provavelmente não iras conseguir com essa versão do Windows, tente instalar uma versão mais completa, iras encontrar facilmente na web, opa, tenho ele aqui no site, segue o link:

      http://www.cheatspcbrasil.com/2011/02/windows-7-todas-as-versoes-mais.html

      Ou simplesmente instale a versão 64 bits do windows, caso seu PC suporte.

      PS.: Sou contra a pirataria, mas também sou contra os preços e impostos abusivos."

      Abraço.

      Excluir
  22. CARA NO MEU PC NAO ACONTECEU NADA PORQUE PODE ME AJUDAR , ME ADC NO MSN - THE-BROTHER47@HOTMAIL.COM , OBRIGADO

    ResponderExcluir
  23. "LOADER DRIVER FAIL" NA HORA DO CHECK ? OQUE EU FAÇO POFAVOR AJUDAA .

    ResponderExcluir
  24. Valeu cara, deu muito certo aqui, segui todos os passos e está reconhecendo os 8gb perfeitamente, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  25. amigo, isso vale para XP e tbm para o winVista businees?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, foi testado no Windows 7 e no XP, mas provavelmente funciona no Vista também.

      Abraço.

      Excluir
  26. Mt obrigado!!!!!!!! Fiz aqui e deu tudo certo, até que enfim vou poder usar meus 8gb sem precisar instalar um SO de 64 bits. Vlw msm. Brigaduuuuu!!!

    ResponderExcluir
  27. caramba!! você resolveu uma limitação do Windows!!! Vai para microsoft e ensine toda a equipe como trabalhar.
    Pelo amor de Deus!! Quanta besteira!

    ResponderExcluir
  28. tenho um note com windows 7 starter que tinha 2gb de ram, coloquei mais 4gb mas só reconhece 2gb como utilizável, será que se eu fizer esse procedimento ele vai passar a utilizar os outros 4gb?

    ResponderExcluir
  29. Olá, eu fiz tudo certo, porem no terceiro passo, RemoveWatermarkX86, quando eu aplico Y não aparece a msg de sucesso, FALA watermark string is not found. file has no change. então tentei reiniciar o computador e ele fica só carregando a bandeira do windowns e nao inicia. será que vc conhece alguma solução? obrigado

    ResponderExcluir
  30. O BOTAO CHECK NAO DA PRA CLICAR FICA CINZA USO WINDOWS XP

    ResponderExcluir
  31. eu fiz igual mais quando eu faço o logon no “Microsoft Windows [versão ‘tal’] [128GB with ntkr128g.exe]" da tela azul

    ResponderExcluir
  32. esse procedimento funciona com o windows 8 também???

    ResponderExcluir
  33. DEU CERTO SIM SIM SIM SIM OBRIGADO

    ResponderExcluir
  34. Tenho um pc e fiz o procedimento nas duas hds. So que apos uma atualizacao do windows comecou a aparecer a tela de correcao do windows 7. Nao consigo acessaro sistema sem a modificacao pq reduzi o tempo da tela para 0 o que impossibita a mudanca. O sistema funcionava maravilhosamente bem ate essa atualizacao. O que eu faço??? Parabens pela materia!

    ResponderExcluir
  35. O meu deu certo reconheceu os 6 GB de RAm só que que quando fiz ás atualizações do Windows Update ele deu tela azul com o seguinte erro "igdkmd32.sys - address 948487aq at 94836000, datestamp 4a9ebde3"

    ResponderExcluir
  36. Windows 7 Starter 32 bits... Passo a passo e tudo funciona sem nenhum problema.
    Um pente de 2GB e outro de 4GB.

    Valew!

    ResponderExcluir
  37. Muiiito bom tutorial. Funcionou certinho, mesmo com o Windows 7 Starter que por default reconhece no maximo 2GB. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  38. perfeito valew mesmo...funcionou geral

    ResponderExcluir
  39. EI CARA NO MEU TAMBEM DEO TELA ESCURA .SO DESINSTALEI O VIDEO AI PRONTO ,RODOU DE BOA .PARABENS

    ResponderExcluir
  40. muito bom mesmo de 3GB passou a 4GB w7 ultimate sp1 .......

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito do tutorial.
    Parabens.
    Infelizmente deu erro, no meu caso e ficou na tela preta.
    Certamente tem a ver com o video, pois ao desativar os drivers, funcionou bem.
    Espero que se alguem conseguir resolver a situação, poste aqui para nos ajudar.
    Abraços a todos.

    Raudi Faro (raudi@xtech.pt)

    ResponderExcluir
  42. meu nome e jeferson henrique gostaria de saber se tuo isso tem reversao e si tiver como qe faz desde ja muito obrig jefianjo@hotmail.comago

    ResponderExcluir
  43. Fiz o procedimento como esta no tutorial e saiu tudo certo.Agora meu pc reconhece os 8gb de memória ram. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Vi o tutorial no youtube achei um dos melhores que já havia visto até hoje, nem precisou maximizar a tela para poder entender mas precisa corrigir o link do site que está desabilitado.
    Mas algumas coisas a esclarecer: voce afirma que serve em windows 32 bits mas na instrução original hospedada junto com os arquivos faz uma observação:
    Note: Files must be run as administrator, and only in the operating system Windows 7 x86 (32-Bit).
    Além disso, no site http://www.qi300.com/windows-xp-reconhecendo-toda-a-memoria-ram-t10943.html tem uma solução simples, então pergunto: seu processo é igual a esse do link de forma automatizada?

    João Carlos
    Santos - São Paulo

    ResponderExcluir
  45. O programa ready for 4 gb nem abre....

    ResponderExcluir
  46. Ola! meu tentei tudo certim mas não deu certo no windows xp sp3, o que acontece é que não libera nem o check para aplicar as modificações, e pra não perguntar eu excutei no modo adminitrador...vc tem algum outro programa melhorado ou atualizado pro xp,, pq tenho uma maquinha core i7 8 gb pra usar com terminais da ory pc expanion...ajuda ai vai
    pauloeletronic-hotmail.com

    ResponderExcluir

Leia com atenção essas 5 dicas para comentário, para que seu comentário seja publicado e não vá para a lista de spam.

Dicas:
_-1-_ Não envie links de sites ‘suspeitos’, nem de sites desconhecidos e nem deixe o link do seu Blog no final do comentário pois aqui não é local de propaganda, se você quiser fazer parceria conosco existe uma pagina para isso abaixo do logo do site.
_-2-_ Não envie vários comentários consecutivos, pois isso é reconhecido como spam e seus comentários não serão publicados.
_-3-_ Evite fazer perguntas que já foram feitas por outas pessoas, deixamos os comentários ai para outros usuários olharem e ‘não perguntar a mesma coisa’.
_-4-_ Se sua duvida for relevante não se esqueça de colocar uma descrição detalhada do seu problema, pois só assim iremos achar uma solução adequada.
_-5-_ Não comente nenhuma ofensa a qualquer um, não use palavras de baixo galão, não espere que por o site ter um conteúdo de cheats (trapaças) usamos de algum tipo de hacker malicioso para danificar o computador de usuários, nosso site se compromete links sem vírus nos links oficiais, mas atenção “não forçamos ninguém a nada” use do nosso conhecimento por sua conta e risco.

Obs.: Estamos permitindo comentários com perfil anônimos, pois houveram pedidos de usuários que acessam o nosso site e não tinham perfis compatíveis para comentar como registrados, então abri exceções de comentários anônimos com as condições das 5 dicas vistas a cima e para que o que for utilizar do perfil anônimo deixar sua identificação, como seu nome ao contrario não o será publicado.

Agora comente usando o que foi dito acima e bom
Cheats PC Brasil para você!